quarta-feira, 9 de setembro de 2009

The brain is a wonderful organ; it starts working the moment you get up in the morning, and does not stop until you get into the office.


Robert Frost


Converso diariamente com muitos empresários tocados pela curiosidade de saber o que é o coaching de negócios.

Não raras vezes, a reacção é qualquer coisa do género "nada disso é novo para mim".

É certo. No mundo dos negócios já quase tudo foi inventado (o quase fica na frase mais por pudor intelectual do que por profunda convicção).

Mas se assim é, porque é que há diferentes níveis de sucesso empresarial?

Três dicas:

1. Focus

A partir do momento em que passa a porta do escritório, loja ou fábrica, o mais provável é que o cérebro se lhe congele e o coração assegure as funções vitais.

Por muito que ontem tenha (re)descoberto todas as coisas que sabe que sabe e sabe que não faz mas deveria fazer, assim que os membros da sua equipa, clientes ou fornecedores lhe aparecem à frente com o clássico "posso roubar-lhe um minutinho" e você autoriza passou a estar em resposta e perdeu o controle. O focus.

Confesse lá: ontem quantas vezes respondeu "agora não"? Pois...

2. Organização

Já planeou o que vai fazer hoje? E amanhã? E na próxima semana? Tem uma lista de tarefas organizada por ordem de importância?

Escreva o que tem a fazer. Classifique de acordo com critérios de urgência e importância, mas seja rigoroso. Pense duas vezes se o que lhe parece urgente o é de facto. Mais: decida se pode delegar em alguém a execução dessas tarefas. O mais provável é que possa, e assim fica com tempo para o que é importante, ainda que não urgente.

Arrume as tarefas na sua agenda diária ou, de preferência, semanal.

Reserve pequenos espaços durante o dia para responder às solicitações de "um minutinho".

3. Disciplina

Agora que está focado e organizado, seja disciplinado e exigente consigo próprio: cumpra o que se propôs fazer.

Cada vez que se dedicar a uma das tarefas da sua lista, um dos items da sua agenda, leve-o até ao fim.

Antes de começar, assegure-se de que tem todos os elementos de que necessita para o concluir. Se não, não o comece. Agende-o para mais tarde.

No final do dia, antes de ir para casa, faça um balanço: que percentagem da sua agenda concluiu com sucesso? Registe o valor percentual a que chegou e faça dele um indicador da sua performance.

Exija a si mesmo ultrapassá-lo todos os dias.

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