segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A pergunta "como vai isso?" tem tipicamente como resposta o clássico "vamos andando". O mais curioso é que quem assim responde não faz, muito provavelmente, ideia de para onde vai andando...

Mas… vai andando!

Agora imaginem que entram no carro, equipado com o mais moderno equipamento de GPS e o programam para… isso mesmo: ir andando.

Onde acham que o último grito em tecnologia vos leva? Exactamente para lado nenhum.

Assim é nos negócios.

Se os programamos para “irem andando”, o mais provável é que não vão muito longe.

Quero falar-vos hoje de quatro temas indispensáveis para conduzir um negócio ao sucesso estrutural.

1. O sonho

No princípio era o sonho.

Não há negócio de sucesso que não nasça de um sonho. O problema é que, a maior parte dos empreendedores – adultos responsáveis – acham que sonhar é errado, perda de tempo, coisa típica das crianças ainda não atropeladas pela realidade.

O sonho é verdadeiramente o primeiro impulsionador de qualquer empreendimento, de qualquer negócio.

O sonho é o responsável pela “grande imagem”, pela visão que temos do nosso negócio no longo prazo. A 10, 20, 50 anos.

Quais são os seus sonhos?

Para onde quer levar o seu negócio, a sua empresa?

É importante projectar um prazo superior a 10 anos por duas razões distintas.

Em primeiro lugar, um período de 10 anos corresponde, normalmente, a um ciclo económico completo – expansão, declínio, recessão e retoma. Assim, poderemos imaginar como se comportará o nosso negócio, a nossa empresa, em cada uma das fases do ciclo económico.

A segunda razão pela qual é fundamental projectar a um período superior a 10 anos é porque é absolutamente indispensável investir na nossa própria formação, na nossa educação, enquanto empreendedores, líderes, donos de negócio. E tal não se consegue em pouco tempo…

É preciso tempo para ler, tempo para frequentar seminários/workshops, tempo para conversar com quem é comprovadamente competente.

Invista, então, no desenvolvimento e aprofundamento do seu sonho. Perceba, acima de tudo, porque é que realizar aquele sonho é importante para si. Os sonhos são verdadeiramente mobilizadores e motivadores sobretudo a partir do momento em que percebemos o seu “porquê”.

2. Os objectivos

Há quem defenda que os objectivos são sonhos com um limite temporal à sua concretização.

Há, ainda, quem os defina como pequenos sonhos intermédios no caminho para um sonho maior.
Se o sonho for o destino da nossa viagem, os objectivos são o itinerário. Os pontos pelos quais temos que passar ao longo do caminho, onde poderemos aferir quanto do caminho já percorremos e quanto temos ainda para andar.

Os bons objectivos são “SMART”. São eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, orientados para um Resultado e delimitados no Tempo.

Se é importante que sejam atingíveis, é fundamental que sejam ambiciosos. Um objectivo fácil de atingir não é um objectivo. É um dado adquirido.

Os objectivos são a bússola que nos aponta o caminho dos sonhos.

Se os sonhos colocam o nosso negócio num horizonte temporal superior a 10 anos, os objectivos posicionam-no a 3 ou 6 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos.

Quais são os seus objectivos para os próximos 90 dias?

Defina-os, escreva-os e partilhe-os com a sua equipa.

Ao partilhá-los está não só a comprometer-se como a procurar compromissos. Está, para além disso, a obrigar-se a prestar contas. Um factor crítico para o seu cumprimento.

3. O plano

Tem claro o seu sonho? Traçou os seus objectivos? Excelente.

Tempo para falarmos do terceiro tema crítico no caminho para o sucesso – o plano.

Pode ter o seu sonho perfeitamente claro, os seus objectivos belissimamente traçados mas… de que servem se não tem um plano de acção?

Este será, muito provavelmente, o motivo pelo qual tantos negócios e tantos empreendedores nunca atingem verdadeiro sucesso – a falta de um plano de acção.

Trata-se, aqui, de deixar documentados, de forma clara, todos os passos que teremos obrigatoriamente que dar para chegar a determinado objectivo num determinado prazo.

A título de exemplo, se um dos nossos objectivos para os próximos 90 dias for atingir um determinado volume de vendas, o nosso plano de acção deverá indicar-nos o número de contactos a desenvolver, o número de reuniões a agendar, o número de orçamentos a enviar, o número de contactos de seguimento, etc…

No que ao plano diz respeito, não peque nunca por escassez de detalhe.

4. A acção

Se muitos negócios falham na planificação, um número também muito significativo falha na acção.

Para gerar uma determinada quantidade de resultado, é necessária uma determinada quantidade de acção.

Planifique com cuidado mas não se iluda com planificações eternas. Prepare-se para agir e aja com perseverança.

Sonhos, objectivos, planos e acção. Quatro temas estruturantes dos negócios de sucesso.

Gostava de lhe propor um pequeno teste.

Classifique-se a si mesmo, numa escala de 1 a 10, relativamente a cada um destes temas.

Quão claros são os seus sonhos? Estão escritos ou documentados? São motivadores? Tem clara a importância de os atingir? Atribua a si mesmo um 10 se a resposta a estas questões for um claro e inequívoco SIM ou um 1 se, pelo contrário, for um NÃO.

Faça o mesmo relativamente aos objectivos, ao plano e à acção.

Multiplique as classificações que atribui e obtém um determinado resultado.

Pois bem, o maior resultado possível é 10.000 (10*10*10*10).

Se o seu resultado não chegou aos 1.000 não desanime. Sucede com a maior parte dos empresários que realiza este teste.

Seguramente já terá reparado que, se atribuir a si mesmo um valor de 5 em cada um dos itens, obtém um resultado global bem inferior a metade do máximo resultado possível.

Assim é porque, de facto, estes quatro temas têm um elevado grau de correlação, gerando um efeito multiplicador no sucesso do seu negócio.

Proponho-lhe, ao terminar, um desafio.

O que poderia fazer, nos próximos 90 dias, que lhe permitisse aumentar a sua classificação em cada um dos temas em UM ponto? Ou seja, se se atribuiu a si mesmo um 4 relativamente aos seus sonhos, o que poderia fazer para aumentar a sua classificação para 5?

Se aumentasse apenas um ponto em cada um dos factores em quanto aumentaria o resultado final?

Vale a pena tentar?

Programe o GPS do seu negócio em direcção ao seu sonho com os objectivos como coordenadas intermédias. Estabeleça o plano de viagem do seu negócio e… faça caminho!

Bons negócios!

Alfredo Allen Valente
Business Coach
alfredovalente@actioncoach.com

2 comentários:

  1. Boas!

    Obtive um esperado, pelos vistos, 900 e tal de resultado. Não por ser mau empresário... não por ser pessimista, ou não ter sonhos, ou não ter objectivos, ou não agir! Mas sim por fazer parte de uma sociedade! Não podemos, cada um na sua área, mudar tudo como queremos e quando queremos! Sonhos? Tenho-os e toda a gente á sua maneira os tem! Objectivos? Já os tive mais claros... claro que o panorama actual faz-nos pensar que não será tão fácil, ou pelo menos tão rápido! Planear?? Está bonito está... isso é para os capitalistas que o conseguem fazer a médio/longo prazo! Porque podem! Porque lhes é fácil! Num panorama actual são raras as áreas onde as pequenas/médias empresas o consigam fazer, digo, planear a médio/longo prazo! Agir? Sou ágil fisica e psiquicamente, apimentado por uma boa dose de flexibilidade e responsabilidade! Mas como disse, não estou sozinho... as minhas ideias e objectivos esbarram em paredes de forte betão, onde o ricochete pode ser violento se fizermos prevalecer só as nossas ideias a pensar nos nossos objectivos para concretizarmos o nosso sonho :)

    Sou apenas um dos bons empresários do país, ainda com muito para dar, com mitas ideias e objectivos! E sonhos então....
    Mas se tudo isto por si só bastasse...!!!!

    Cumprimentos,

    Rui Sousa

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  2. Sonhamos, analisamos o que nos lembramos, decidimos o caminho, caminhamos com a esperança de conseguir ultrapassar a meta o mais rápidamente possivel, posteriormente quando revemos a caminhada vemos que podemos fazer melhor! Obrigado pelo texto que enviou, espero que alguns empreendedores tenham a curiosidade de ler e reflectir. Parabens e sucesso é o que lhe desejo nessa sua actividade de acompanhamento.

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