segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coaching nas empresas? Para quê?


Boa parte do segredo das empresas de sucesso reside na capacidade que têm de aprender e de reter o conhecimento.

Há quem lhes chame organizações aprendentes.

Ao contrário do que tão frequentemente ouço, não me parece que um elevado número de horas de formação proporcionadas aos colaboradores transforme, por si só, uma qualquer empresa numa organização aprendente.

O que uma organização aprendente consegue fazer é converter a formação em aprendizagem através da mudança de práticas.

Se a formação é intermitente, a aprendizagem é constante. Enquanto a formação é induzida (de fora da empresa para dentro da empresa) a aprendizagem é autosustentada.

Empresas há – raras – que têm no líder o coach de que necessitam: promove a transmissão e partilha de conhecimento, define os repositórios internos de informação, estimula a criatividade e a melhoria contínua.

Outras há que sentem a necessidade de recorrer a um coach de negócios.

Um coach de negócios pode desempenhar nas empresas dois tipos – cumulativos e complementares - de abordagem: coaching de conhecimento (knowledge coaching) e coaching de prestação de contas (accountability coaching).

O coaching de conhecimento promove a formação, a partilha de conhecimento nos circuitos de relações internas da empresa, o desenho dos repositórios de informação, a comunicação aberta e franca entre todos, a partilha de sugestões de melhoria…

O coaching de prestação de contas mantém as empresas e as suas equipas focadas nos seus objectivos, nos indicadores-chave de performance, no crescimento constante, na implementação de estratégias e tácticas.

Um coach da ActionCOACH é, em simultâneo, um coach de conhecimento e um coach de prestação de contas.

1 comentário:

  1. Bom texto, gostei. Obrigada.
    Mas já agora, gostava de saber a sua opinião acerca do que o Life Coaching poderá contribuir nas empresas. Maria Fernandes

    ResponderEliminar

Share |