sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Escrever o malfadado business plan - parte 1

“Oh não! Não quero escrever um business plan, não me obriguem…”

Poucas pessoas ficam eufóricas perante a ideia de escrever um business plan. Digo poucas porque há quem, de facto, goste de criar business plans. Eu sou uma dessas pessoas. Escrevi já uns quantos; alguns para instituições sem fins lucrativos, outros para testes de viabilidade e outros ainda para sossegar de algumas preocupações.

De facto, é um trabalho “laboratorial” e, por vezes, um bocadinho maçador. No entanto, criar um business plan para o lançamento de um novo negócio ou gestão de um existente é tão importante quanto saber que caminho tomar ao iniciar uma viagem. Um business plan bem concebido acompanhá-lo-á durante muitos anos, requerendo normalmente apenas uma pequena actualização anual.

A concentração e esforço envolvidos na criação de um business plan mais do que compensam, já que:

• Determinará a viabilidade de um conceito de negócio

• Validará e/ou quantificará o Mercado e a oportunidade

• Ficará claro o destino e terá um plano a seguir para lá chegar

• Obterá o capital necessário com maior facilidade

• Comunicará 3 dos 6 ingredientes fundamentais das equipas de sucesso:

o O objectivo comum
o As regras do jogo
o O plano de acção

• Estimulará a capacidade de concentração, evitando armadilhas

• Possuirá as bases de que necessita para agilizar a tomada de decisão

São precisos mais argumentos? Consigo encontrar mais uma dúzia deles...

Pilotava um avião sem plano de vôo?
O fundamental da questão é o seguinte: se pretende criar um negócio com uma base sólida, escrever um business plan e actualizá-lo anualmente é essencial. Nesta altura pode estar a pensar: “Não sei como nem tenho tempo para fazer um business plan.” Viajaria num avião cujo piloto achasse que não tinha tempo para fazer um plano de voo? Há vidas em jogo num avião, é certo. Mas não há também vidas em jogo no seu negócio, incluindo a sua?... Se ainda não estiver convencido contacte-me e discutiremos o assunto. Agora vamos ao trabalho: eis como escrever um business plan.

Partiremos do princípio, nesta abordagem, de que está a ponderar iniciar um negócio. Se tem já um negócio, a maior parte das coisas que escreverei são igualmente aplicáveis. Ignore o que não o for.

Começar pelo fim, não pelo princípio
Por onde começo? Como diz Steven Covey: “Comece com o fim em mente.” Ou, como afirmou Michael Gerber: “Não entre num negócio sem uma estratégia de saída”. Comece por esboçar uma ideia de onde quer que a sua empresa esteja daqui por uns anos. Depois determine o seguinte: viabilidade da ideia de negócio, necessidades de capital e estrutura de gestão. Simultaneamente, defina quem vai ser o seu “conselho de administração” que o vai acompanhar, ou seja, o conjunto de pessoas que pode ajudá-lo a validar as suas ideias e a quem prestará contas.

Escrever o business plan
Está agora em condições de começar o trabalho de passar o plano para o papel. O componente mais interessante deste processo é o facto de o forçar a concentrar os seus pensamentos, que fluirão através da caneta. Ou, dado que é mais provável que utilize um teclado de computador, através dos seus dedos.

Um business plan consiste no seguinte:

• O resumo (aparece em primeiro lugar no documento mas deve ser a última coisa a ser escrita)

• A empresa

• A oportunidade (Produtos e/ou Serviços)

• O plano de marketing

• O plano de operações

• Gestão & Organização

• O plano de saída (riscos & recompensas)

• O plano financeiro

• Os anexos

Coloque cada secção do plano numa sequência lógica e organize-as num índice – que antecede o resumo. O plano de saída deve aparecer em último lugar, seguido pelas demonstrações financeiras detalhadas e pelos anexos (que tenham sido referidos durante o plano).

É tudo uma questão de valor
Apesar de todo o valor de um bem preparado business plan, não se esqueça que o maior valor está no seu processo mental, nas perspectivas e conhecimentos adquiridos durante a sua elaboração. Este processo irá transformá-lo num melhor líder. O seu business plan constituirá o mapa da gestão do seu negócio e permitir-lhe-á elaborar planos de acção a 90 dias para si e para a sua equipa que o conduzam à sua Visão do negócio – aumentando o valor para si e para os investidores.

Não perca a segunda parte deste artigo, já na próxima semana.

Alfredo Allen Valente
Business Coach
Dúvidas ou questões: 918038644 ou alfredovalente@actioncoach.com

1 comentário:

  1. Muito bom este 1º artigo. Cria curiosidade imediata para "o que vem a seguir".

    Pena é que muitos gestores e administradores em Portugal não saibam fazer e/ou não dêem o devido valor a este tipo de trabalho: básico para a prossecução das nossas acções e estratégias...

    Cumprimentos
    Cláudio Leal

    ResponderEliminar

Share |