segunda-feira, 21 de março de 2011


Alguma vez perguntaste a ti mesmo qual é o verdadeiro valor de um dia, um ano ou um minuto? A questão não é quanto “custa” uma hora de trabalho, quanto cobramos de honorários ou quanto recebemos de salário… Falamos do teu tempo, da tua vida. Do tempo que passas com a tua familia, com os teus amigos, as férias, o descanso, a renovação, a diversão…

Qual é o verdadeiro valor do teu tempo? Difícil de responder, não é?… Convido-te a parar um bocadinho e a reflectirmos juntos acerca do uso que fazemos do tempo: a nossa vida.

Para perceber… O valor de um ano…

… pensa num aluno que reprovou.

Que valor tem um mês?

… pergunta ao editor de uma revista.

Quanto vale um dia?

… pergunta a uma criança no último dia de férias.

Interessante, não é? Diferentes pessoas, em diferentes papéis e situações, valorizam de forma diferente as unidades de tempo. Mas vejamos mais…

Qual será o valor de uma hora…

…para quem espera para ser resgatado?

Queres saber o valor de um minuto?

… pergunta a alguém que acaba de perder o voo.

Quanto valor teve um segundo…

…para quem acabou de escapar a um atropelamento?

Conheces o valor de um milésimo de segundo?

…pensa no atleta que ganhou a medalha de prata.

Nenhuma destas pessoas pode comprar o tempo que não tem. Mais do que dinheiro, o tempo é vida! O tempo não se “tem”, não se “adquire”, não se “ganha” nem se “perde”. Não é algo externo a nós como o dinheiro, mas uma percepção interna. E, como tal, é uma experiencia pessoal que cada um vive à sua maneira.

O valor do tempo é único para cada pessoa, em cada circunstância da sua vida …

Espero que esta reflexão tenha proporcionado uma nova visão sobre o “teu tempo” e que a partir dela os teus hábitos, as tuas acções e as tuas respostas aos estímulos e exigências diárias do ambiente… mudem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Share |