quinta-feira, 24 de março de 2011

Liderança … Quem conduz o seu negócio?

Se a performance do negócio já viu dias melhores, pode ser importante começar por repensar a fonte de liderança. A minha experiência como coach permite-me constatar que, frequentemente, quando a dinâmica do negócio não é satisfatória, encontramos lideranças pouco claras e mal compreendidas pela equipa.

Liderança não é mais do que traçar um retrato do futuro em forma de Visão. O factor comum às grandes lideranças é a capacidade de desenvolver uma Visão e ser capaz de a partilhar com os que nos rodeiam. A liderança é uma ferramenta poderosa e criativa. Quando assumida pelo empresário pode ter um imenso impacto no sucesso do negócio.

Os gestores corporativos sabem bem do que falo. Sobre os líderes do futuro, foi escrito o seguinte:

“Todo e qualquer executivo, todo e qualquer gestor, para estar à altura das suas funções, deve ter clara a sua Visão – a Visão do que vai ser a organização no futuro.

Deve criar a Visão e partilhá-la com as suas equipas se, de facto, querem obter o seu envolvimento, compromisso e produtividade.”

Autor desconhecido

Assim é, também, nas pequenas e médias empresas. Para atingir o sucesso, o empresário deve ter clara a sua Visão e estar disposto a partilhá-la com a sua equipa. Foi deste princípio que derivaram muitos casos de sucesso. No sentido contrário, a ausência de Visão explica muitos fracassos.

Quem conduz o seu negócio? É nesta área do desenvolvimento estratégico que encontramos alguns dos principais desafios que se apresentam aos líderes de PME: a perda de clareza, de focus, resultante da rápida movimentação dos mercados. À medida que vamos correspondendo às expectativas dos nossos clientes de hoje, mais as elevamos para amanhã. A necessidade permanente de entregar hoje ao mercado um produto ou serviço melhor do que aquele que entregamos ontem desafia capacidade dos líderes de desenvolverem a Visão e das equipas em adoptá-la. Equipas desmoralizadas, desmotivadas, com níveis elevados de absentismo e resignação são sinais de que a liderança adormeceu e precisa de ser repensada.

Crescentemente, enquanto business coach, encontro empresários que procuram ajuda para se voltarem a focar e reacenderem a capacidade de desenvolver uma Visão do sucesso.

Contacte-me se for esse o seu caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Share |