segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

De quantos dias de vendas precisa para começar a ganhar dinheiro?

Esta é uma das primeiras perguntas que faço aos meus clientes. A maior parte deles não sabe a resposta, pelo que um dos primeiros passos de um programa de business coaching é calcular o ponto de equilíbrio das vendas. O resultado é quase sempre surpreendente!

A primeira coisa que acontece todos os dias ao nosso negócio é incorrer em custos. Antes de qualquer venda, eles lá estão. Chamamos-lhes, por isso, custos fixos. Tal é o caso da renda do imóvel, dos salários, seguros ou avenças, por exemplo. A sua principal característica é serem independentes do volume de negócios.

Aos custos fixos, a partir do momento em que fazemos a primeira venda (do dia, do mês) somamos os custos variáveis. Tal é o caso do custo de compra das mercadorias ou matérias-primas, transportes ou comissões. Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis acompanham a curva das vendas/prestações de serviços. Crescem com elas.

A esse ponto em que as vendas totalizam um montante igual à soma dos custos fixos e dos custos variáveis chamamos ponto de equilíbrio das vendas (ou ponto morto das vendas).


De quantos dias de vendas precisa para começar a ganhar dinheiro?

A pergunta inicial era, recordo, a quantos dias de vendas corresponde.

Ao descobrirmos a resposta, ao encontrarmos o valor, medido em horas, dias ou meses de vendas, ficamos preparados para trabalharmos no sentido de o anteciparmos.

Se o número de unidades de venda (facturas) diário for significativo – tal é o caso dos estabelecimentos de venda directa ao público (lojas, restaurantes) – valerá a pena calcular o valor diário.

Assim, saberemos exactamente a que horas as nossas vendas cobrem todos os custos e poderemos delinear as estratégias que farão com que amanhã esse ponto ocorra mais cedo!

Uma sugestão: calcule o ponto de equilíbrio das vendas somando aos custos fixos e variáveis um factor que considero fundamental – o lucro mínimo que estou disposto a aceitar.

Não aceite um negócio que “apenas” cobre os custos. Exija a sua remuneração enquanto sócio/accionista!

Precisa de ajuda para calcular o ponto de equilíbrio das vendas? Contacte-me para alfredovalente@actioncoach.com.

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