Esta é a terceira parte de uma série de
artigos (parte 1 e parte 2) que procura descrever o processo de escrita de um business plan. Seja para entregar a potenciais investidores, seja só
para si, o business plan é tão
importante para a sua empresa como o plano de voo o é para um piloto prestes a
descolar. Este artigo debruça-se sobre a primeira parte do plano – a Empresa.
Preparar as fundações
O
objectivo desta zona do business plan
é informar quem o ler sobre os básicos da empresa, lançando as bases para o que
se lhe seguirá, mais complexo e detalhado, como estratégia de marketing,
proposta única de venda (PUV) e elementos financeiros. A maior parte da
informação constante desta parte do business
plan é básica, como é o caso do nome da empresa e da sua estrutura e composição
accionista. Ainda assim, a secção “A Empresa” é muito importante para o leitor,
já que dela deverão constar a Visão, Missão e Cultura da Empresa. O facto de
estes temas constarem do business plan
comprova, desde logo, que a sua preparação envolveu uma boa dose de pensamento
estratégico. Se necessitar de ajuda sobre como escrever a Visão, Missão e
Cultura contacte-me. Terei todo o gosto em ajudá-lo(a).
Assegure-se de que, no capítulo “A
Empresa”, inclui o seguinte:
· Designação social da empresa, marcas utilizadas, sede
social, designação e morada das filiais;
· Forma da sociedade (Unipessoal, Sociedade por Quotas,
Sociedade Anónima), estrutura societária ou
accionista (detentores de partes de capital e percentagem de capital detida);
accionista (detentores de partes de capital e percentagem de capital detida);
· Descrição do tipo de negócio, o que oferece ao mercado, o
que o torna essa oferta única ou distinta;
· Declarações de Visão, Missão e Cultura;
· Objectivos e metas a médio prazo (1 a 3 anos. Objectivos
são onde quer chegar e metas são medidores de
progresso pelo caminho.
progresso pelo caminho.
· Dimensão e crescimento recente do sector de actividade e
mudanças previsíveis no futuro – escreva também
como pensa tirar partido dessas mudanças.
como pensa tirar partido dessas mudanças.
· Informação sobre a Gestão/Liderança, nomeadamente Director
Geral (CEO), nomes e funções de outros
directores/responsáveis, elementos-chave na equipa e consultores. Lembre-se: o dinheiro vai atrás dos bons
gestores! Recrute criteriosamente!
directores/responsáveis, elementos-chave na equipa e consultores. Lembre-se: o dinheiro vai atrás dos bons
gestores! Recrute criteriosamente!
· História da Empresa e fase de desenvolvimento, por
exemplo: em fase de projecto (eventualmente ainda sem
produtos ou serviços prontos a comercializar), startup (a operar recentemente), em fase de expansão (a
alargar portfolio de produtos ou serviços, a introduzir nova localização geográfica), em consolidação
(reestruturação ou reposicionamento), em velocidade de cruzeiro (concentrada na manutenção de quota de
mercado ou posicionamento de produto). Elabore sobre os resultados dos três últimos anos de actividade, tendo
por base as demonstrações financeiras.
produtos ou serviços prontos a comercializar), startup (a operar recentemente), em fase de expansão (a
alargar portfolio de produtos ou serviços, a introduzir nova localização geográfica), em consolidação
(reestruturação ou reposicionamento), em velocidade de cruzeiro (concentrada na manutenção de quota de
mercado ou posicionamento de produto). Elabore sobre os resultados dos três últimos anos de actividade, tendo
por base as demonstrações financeiras.
· Pontos fortes da empresa e competências chave;.
· Situação financeira: origens e aplicação de capital até à
data, principais compromissos financeiros assumidos,
rentabilidade, etc… Se o seu objectivo for seduzir investidores, descreva em síntese de quanto capital necessita
e como o aplicará;
rentabilidade, etc… Se o seu objectivo for seduzir investidores, descreva em síntese de quanto capital necessita
e como o aplicará;
· Patentes e licenças detidas, propriedade intelectual e
marcas registadas devem também ser incluídas aqui.
Sei bem que esta parte do business plan é um pouco “seca”. No
entanto, veja-a como a construção das fundações para o que virá a seguir,
seguramente mais entusiasmante – A Oportunidade e o Plano de Marketing. No próximo
artigo, para a semana, daremos um pouco mais de vida ao plano ao descrever a
oportunidade – a verdadeira razão de ser do seu negócio!
Alfredo Allen
Valente
Business Coach
Dúvidas ou questões:
918038644 ou alfredovalente@actioncoach.com
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